Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Kielmeyera rufotomentosa Saddi CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 11-09-2012

Criterio: B2ab(iii,iv);D

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Kielmeyera rufotomentosa é um arbusto que ocorre na floresta costeira do Estado do Espírito Santo. As áreas florestais de Colatina (ES) deram lugar às atividades agriculturais e à ocupação humana, que reduziram os remanescentes de Mata Atlântica a 6,2%. A AOO estimada foi menor que 10 km², levando K. rufotomentosa à categoria "Criticamente em perigo" (CR). A população encontra-se severamente fragmentada devido às ameaças incidentes no local, as quais causam o declínio da EOO, AOO, qualidade do hábitat e do número de subpopulações. Considerando que a espécie é rara, tem distribuição restrita à região costeira do Estado do Espírito Santo e é conhecida por uma subpopulação, é possível inferir que esteja representada por menos de 50 indivíduos maduros. Ademais, o material-tipo é o único registro botânico coletado em 1984, de forma que, possivelmente, a espécie está extinta na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Kielmeyera rufotomentosa Saddi;

Família: Calophyllaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Restrita ao Estado do Espírito Santo (Bittrich, 2012). Planta rara, não sendo coletada desde a década de 1940 (Bittrich; Rodrigues, 2009).

Ecologia

​Arvoreta; ramos glabros (Bittrich; Rodrigues, 2009).

Ameaças

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes Incêndios também contribuiram para dizimar o pouco de vegetação restante (Nadruz, com.pess.).

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade high
Detalhes ​No município de Colatina a vegetação nativa foi dando lugar a povoamentos, pastoreio e agricultura. No decorrer de um século, uma grande área foi devastada. No Século XX, a extração de madeira também castigou bastante a vegetação nativa da região.

1.1.4 Livestock
Incidência local
Severidade high
Detalhes No município de Colatina a vegetação nativa foi dando lugar a povoamentos, pastoreio e agricultura. No decorrer de um século, uma grande área foi devastada. No Século XX, a extração de madeira também castigou bastante a vegetação nativa da região.

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes Os remanescentes de Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo, correspondem a 11,07% da distribuição original do Bioma no Estado (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011). A cobertura vegetal do estado do Espirito Santo, antes praticamente toda recoberta pela Mata Atlântica, tem uma história de devastação cujos registros remontam aos do início de sua colonização. A destruição e degradação do habitat é, sem dúvida, a maior causa de perda de biodiversidade no Estado.

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Incidência local
Severidade high
Detalhes incidência de espécies exóticas invasoras e sobre-exploração de plantas ornamentais são algumas principais ameaças incidentes sobre a flora do Estado (Simonelli; Fraga, 2007).

1.1.2 Wood plantation
Incidência local
Severidade high
Detalhes Subsequentes ciclos econômicos, como o da exploração da madeira, da agricultura cafeeira, dos "reflorestamentos" homogêneos (Pinus e Eucaliptus)

1.3.3 Wood
Incidência local
Severidade high
Detalhes Subsequentes ciclos econômicos, como o da exploração da madeira, da agricultura cafeeira, dos "reflorestamentos" homogêneos (Pinus e Eucaliptus)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Regionalmente extinta segundo a Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- BITTRICH, V. Clusiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB006877>.

- BITTRICH, V.; RODRIGUES, W.A.GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G. DE; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. DA. Clusiaceae. Belo Horizonte, MG: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica: Período 2008-2010. 2011. 122 p.

Como citar

CNCFlora. Kielmeyera rufotomentosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Kielmeyera rufotomentosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 11/09/2012 - 20:15:18